Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE ESCLARECIMENTO - RETORNO
Início do conteúdo da página

NOTA DE ESCLARECIMENTO - RETORNO

  • Publicado: Sábado, 01 de Agosto de 2020, 10h10
  • Última atualização em Sábado, 01 de Agosto de 2020, 11h44

Comissão de Assessoramento para Planejamento do Retorno às Atividades Acadêmicas da UFAM

 

Esclarecimentos da Comissão de Assessoramento para Planejamento do Retorno às Atividades Acadêmicas da UFAM sobre a proposta de retorno das atividades acadêmicas por ensino remoto.

 

O Reitor da UFAM, Prof. Silvio Puga, e o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. David Lopes, encaminharam para a Comissão de Assessoramento para Planejamento do Retorno às Atividades Acadêmicas da UFAM, uma minuta de resolução que regulamenta o ensino remoto emergencial e facultativo na UFAM, a ser desenvolvido como um calendário especial, por adesão de professores e de estudantes.

 

Este encaminhamento, propõe novos rumos para o trabalho da Comissão, tendo em vista a necessidade de por hora, priorizarmos a sua elaboração. Esta proposta de regulamentação atende à demanda de grupos de professores e alunos que têm constantemente solicitado à PROEG a virtualização das atividades acadêmicas, demanda essa que também se fez presente na fala de muitos docentes que exercem função de gestão (coordenadores de curso, inclusive), diretores de unidade e demais professores que atuam exclusivamente na docência, nas reuniões realizadas pela Comissão com todas as Unidades Acadêmicas, Faculdades, Institutos e a Escola de Enfermagem da UFAM.

 

Reiteramos que esta minuta ainda está sendo discutida, mas são princípios fundamentais desta proposta: Ser facultativa para professores e alunos e Garantir os direitos de aprendizagem dos alunos e possibilidades de oferta de disciplinas pelos professores, ou seja, os estudantes que optarem por não cursarem disciplinas por ensino remoto, terão garantido o direito de cursá-las quando retomado o calendário acadêmico 2020/01.

 

Se faz necessário esclarecer que este calendário especial não se trata de uma retomada do calendário acadêmico 2020/01, e sim uma proposta emergencial e por adesão. Assim, a retomada das atividades do ensino de graduação, por via remota, não exclui o objetivo maior do trabalho da Comissão que é construir, a partir da escuta e com estreita colaboração e diálogo com a comunidade acadêmica, uma proposta de retomada do calendário acadêmico 2020/01.

 

Neste sentido, seguimos realizando o diagnóstico da situação de toda a universidade quanto às possibilidades de retomada do calendário, e reforçamos que o diálogo com as Unidades Acadêmicas, Faculdades e Institutos, se faz ainda mais relevante.

 

Logo, a Comissão enfatiza a importância dos esforços para a continuidade dos trabalhos por parte de todas as unidades acadêmicas, colegiados e coordenações de curso, corpo docente e grupos de trabalho, no planejamento de uma retomada do calendário regular, de forma acolhedora e responsável, respeitando suas especificidades e necessidades.

 

Por fim, informamos à toda a comunidade acadêmica que a comissão irá divulgar, nos próximos dias, um relatório das atividades por nós desenvolvidas até o momento, bem como nossas ações futuras.

 

 

Atenciosamente

 

Comissão de Assessoramento para Planejamento do Retorno às Atividades Acadêmicas da UFAM

 

Documento na Integra clique aqui

registrado em:
Fim do conteúdo da página