Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE ESCLARECIMENTO - RETORNO

NOTA DE ESCLARECIMENTO - RETORNO

• Publicado: Sábado, 01 de Agosto de 2020, 10h10
  • Última atualização em Sábado, 01 de Agosto de 2020, 11h44

Esclarecimentos da Comissão de Assessoramento para Planejamento do Retorno às Atividades Acadêmicas da UFAM sobre a proposta de retorno das atividades acadêmicas por ensino remoto.

O Reitor da UFAM, Prof. Silvio Puga, e o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. David Lopes, encaminharam para a Comissão de Assessoramento para Planejamento do Retorno às Atividades Acadêmicas da UFAM, uma minuta de resolução que regulamenta o ensino remoto emergencial e facultativo na UFAM, a ser desenvolvido como um calendário especial, por adesão de professores e de estudantes.

Este encaminhamento, propõe novos rumos para o trabalho da Comissão, tendo em vista a necessidade de por hora, priorizarmos a sua elaboração. Esta proposta de regulamentação atende à demanda de grupos de professores e alunos que têm constantemente solicitado à PROEG a virtualização das atividades acadêmicas, demanda essa que também se fez presente na fala de muitos docentes que exercem função de gestão (coordenadores de curso, inclusive), diretores de unidade e demais professores que atuam exclusivamente na docência, nas reuniões realizadas pela Comissão com todas as Unidades Acadêmicas, Faculdades, Institutos e a Escola de Enfermagem da UFAM.

Reiteramos que esta minuta ainda está sendo discutida, mas são princípios fundamentais desta proposta: Ser facultativa para professores e alunos e Garantir os direitos de aprendizagem dos alunos e possibilidades de oferta de disciplinas pelos professores, ou seja, os estudantes que optarem por não cursarem disciplinas por ensino remoto, terão garantido o direito de cursá-las quando retomado o calendário acadêmico 2020/01.

Se faz necessário esclarecer que este calendário especial não se trata de uma retomada do calendário acadêmico 2020/01, e sim uma proposta emergencial e por adesão. Assim, a retomada das atividades do ensino de graduação, por via remota, não exclui o objetivo maior do trabalho da Comissão que é construir, a partir da escuta e com estreita colaboração e diálogo com a comunidade acadêmica, uma proposta de retomada do calendário acadêmico 2020/01.

Neste sentido, seguimos realizando o diagnóstico da situação de toda a universidade quanto às possibilidades de retomada do calendário, e reforçamos que o diálogo com as Unidades Acadêmicas, Faculdades e Institutos, se faz ainda mais relevante.

Logo, a Comissão enfatiza a importância dos esforços para a continuidade dos trabalhos por parte de todas as unidades acadêmicas, colegiados e coordenações de curso, corpo docente e grupos de trabalho, no planejamento de uma retomada do calendário regular, de forma acolhedora e responsável, respeitando suas especificidades e necessidades.

Por fim, informamos à toda a comunidade acadêmica que a comissão irá divulgar, nos próximos dias, um relatório das atividades por nós desenvolvidas até o momento, bem como nossas ações futuras.

Atenciosamente

Documento na Integra clique aqui