Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > ISB em números
Início do conteúdo da página

ISB em números

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 09h51 | Acessos: 416
* Está navegando em smartphone? Utilize na horizontal para melhor experiência.
 
1. Apresentação
2. Números
    2.1 Estrutura física e de pessoas
    2.2 Alunos: ingresso, matrículas e conclusão
    2.3 Pesquisa e Extensão

 1. Apresentação

O instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está presente no município de Coari desde 2005 e é resultado do Programa de Expansão do Ensino Superior, promovido pelo Governo Federal, que traz como denominação no Amazonas a sigla “Ufam Multicampi”. A história do ISB é recente, mas a Ufam já está presente neste município desde 1970. Conheça um pouco mais sobre o assunto.
 
2. Números
 
     2.1 Estrutura física e servidores
 
De 2005 até os dias atuais, a estrutura do ISB cresceu e hoje conta com 7.417 m2 de área construída. São 24 laboratórios e 20 salas de aula que atendem 7 cursos de graduação. Possui atualmente 99 docentes e 53 técnicos em seu quadro de servidores.
 
      2.2 Alunos: ingresso, matrículas e conclusão
 
Desde partir de 2006, com o início efetivo dos cursos, 3.777 matrículas institucionais já foram registradas. O gráfico abaixo apresenta o total de alunos ingressantes nos cursos do ISB por forma de ingresso.
 
 

 
 
 
A partir de 2010, ano de conclusão das primeiras turmas, 1.039 profissionais já foram entregues à sociedade. O gráfico seguinte apresenta o quantitativo de discentes que concluíram a graduação por ano.
 

 

 

Abaixo, o quantitativo total de alunos formados por curso. Confira também a estatística dos alunos formados por sexo, por forma de ingresso e por período letivo.
 
 
 

 

Atualmente o ISB possui 1.311 alunos institucionalmente cadastrados (aqueles que cursam ou não disciplinas no período letivo corrente - 2019/2). O gráfico seguinte exibe o quantitativo de discentes nos 7 cursos do Instituto. Confira também gráfico com os alunos regularmente matriculados (aqueles que cursam, pelo menos, uma disciplina no período letivo atual).

 

 

Legenda: Código - Curso: IS01 - Nutrição | IS02 - Biotecnologia | IS03 - Fisioterapia | IS04 - Enfermagem | IS05 - Ciências: Matemática e Física | IS06 - Ciências: Biologia e Química | IS07 - Medicina
 
 
     2.3 Pesquisa e Extensão
         
          2.3.1 Pesquisa
 
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. Os acadêmicos também podem participar de forma voluntária. A participação em projetos de pesquisa gera oportunidade de ampliação da formação acadêmica. Confira abaixo o quantitativo de PIBIC's desenvolvidos no ISB por ano.

 

 

           

          2.3.2 Extensão
 
Extensão é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. No ISB, a extensão é realizada através do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) - que é uma modalidade de ação que acompanha o semestre letivo, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) - que é entendido como “ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico a curto e médio prazo”, e das Ligas Acadêmicas (LACAD) - que são associações científicas de iniciativa estudantil constituídas por professores e alunos. Confira, no gráfico seguinte, o número da extensão neste Instituto. Quer conhecer os números da extensão no ISB por modalidade de projetos? Clique aqui e saiba mais.
 

 

Quer ver outros dados aqui? Envie sua sugestão para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página