Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 14h43 | Acessos: 1285

Ciências: Biologia e Química

Graduação - Licenciatura

Currículo | Ementas | Coordenação | Secretaria

Sobre o Curso

O objetivo geral do curso é formar professores de Biologia e Química para atuar na educação básica.

Perfil Profissional

O Licenciado em Biologia e Química deve ter formação generalista sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Biologia e da Química, preparação à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências dessas duas áreas e demais áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média. Deverá ainda possuir uma formação básica, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem. Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento nas áreas biológicas e químicas, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado das Ciências Biológicas e da Química para a sociedade, e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos. Também deve capacitar para a busca autônoma, a produção e divulgação do conhecimento e propiciar a visão das possibilidades presentes e futuras da profissão. O licenciado em Biologia e Química deve se comprometer com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. Deve ainda, ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana, assumindo a sua responsabilidade na preservação e conservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

Áreas de atuação

O profissional formado estará preparado para exercer atividade de docência em escolas públicas e privadas principalmente de ensino fundamental e médio. Além disso, poderá lecionar para o ensino superior e estará preparado para trabalhar em laboratórios (centros de qualidade e análise), trabalhar em instituições de pesquisas vinculadas ou não as universidades para elaborar projetos atuar em atividades técnicas e/ou em pesquisas científicas em educação, em Biologia ou em Química e atuar junto à área de Ciências Ambientais associados às organizações não governamentais (ONGs).

Início do Curso

19 de setembro de 2006

Ato de Criação

Resolução nº 36/2005, de 25 de novembro de 2005, do Conselho Universitário da Ufam.

Ato de reconhecimento

Portaria nº 306 de 27/12/2012, publicada no DOU nº 251 em 31/12/2012. Renovação de reconhecimento pela Portaria nº 1.098 de 24/12/2015, publicada no DOU nº 249 de 30/12/2015, de 19 de julho de 2011, ambas do Ministério da Educação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página