IS04 – Enfermagem

Graduação - Bacharelado

Currículo | Ementas | Coordenação | Secretaria

Sobre o Curso

O objetivo geral do curso é formar Enfermeiros generalistas capazes de prestar assistência integral, sistematizada e humanizada, exercer funções de promoção e manutenção da saúde, prevenção, reabilitação e tratamento de doença/enfermidade, no contexto das necessidades do ser humano.

Perfil Profissional

O profissional deve ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, é o profissional qualificado para o exercício da Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos/bioéticos, utilizando a SAE como sua metodologia na prática; devendo ser capaz de conhecer e intervir nos problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico local, municipal, estadual, regional e nacional, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes e capacitado a atuar, com senso de responsabilidade ética, social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Áreas de atuação

O Enfermeiro formado pela Ufam pode exercer suas atividades em: área hospitalar, na área de saúde coletiva, em escolas de ensino médio e ensino superior, pesquisa, em clínicas particulares de saúde, em indústrias, em cooperativas de assistência à saúde, em instituições prestando assessoria, consultoria e auditorias, iniciativa privada, como profissional liberal, Organizações Não-GovernamentaisONGs, nas Secretarias de Saúde do Estado e dos Municípios.

Início do Curso

19 de setembro de 2006

Ato de Criação

Resolução nº 37/2005, de 25 de novembro de 2005, do Conselho Universitário da Ufam.

Ato de reconhecimento

Portaria nº 13 de 02/03/2012, publicada no DOU nº 45 de 06/03/2012. Renovação de reconhecimento pela Portaria nº 823 de 30/12/2014, publicada no DOU nº 01 de 02/01/2015.